Aposentadoria por idade

 

Aposentadoria por idade – Com as mudanças frequentes nas leis da aposentadoria muitas pessoas ficam em dúvidas sobre a aposentadoria por idade, esse artigo vai lhe contar tudo sobre isso. Confira!

O que é aposentadoria por idade

A aposentadoria por idade é um direito de todos os cidadãos que trabalharam, seja com trabalhos urbanos ou trabalhos rurais, e que contribuíram com a previdência social durante o seu período de trabalho.

A aposentadoria por idade é uma forma de beneficiar as pessoas que dedicaram uma vida toda ao trabalho e quando estão em uma idade determinada devem descansar e aproveitar o bônus gerado pelo seu trabalho e todos os seus anos de contribuição para o país.

Veja também:

Quem tem direito a aposentadoria

Todo homem ou mulher tem direito a aposentadoria, desde que ele tenha contribuído pelo menos 15 anos com o INSS, além disso, é preciso ter a idade mínima para ser aposentar por idade, que no caso de homens é 65 anos e de mulheres 60 anos, essa é a idade para trabalhadores urbanos. No caso dos trabalhadores rurais, também conhecidos como segurados especiais, (lavrador, pescador artesanal, indígena, etc) a idade é reduzida para 60 anos para os homens e de 55 anos para as mulheres.

aposentadoria por idadec

Para os segurados especiais é preciso estar exercendo uma das atividades acima no período de solicitação do benefício.  Se o segurado especial não tiver contribuído pelo período mínimo de 180 meses ele poderá solicitar o benefício na mesma idade dos trabalhadores urbanos, ou seja cinco anos mais tarde do que o normal, dessa forma ele soma o período de tempo de trabalho como um segurado especial ao tempo de trabalho urbano.

Requisitos para aposentadoria por idade

Para solicitar a aposentadoria por idade o trabalhador deve atender a alguns requisitos como a idade mínima, e também o tempo mínimo de contribuição com o INSS de 180 meses o equivalente a 15 anos como contribuinte. Se você atende a esses requisitos básicos então é hora de organizar os documentos necessários para fazer a solicitação. Os documentos são:

  • Documento oficial com foto, pode ser a carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira de motorista ou passaporte.
  • Número do CPF
  • Carteira de trabalho para comprovar a atividade
  • Comprovantes de contribuição ao INSS
  • Segurados especiais devem apresentar os documentos que comprovem que exerçam atividades como lavrador, pescador, ou seja indígena.

Informações úteis sobre aposentaria por idade

O titular do benefício pode cancelar a aposentadoria a qualquer momento desde que não tenha recebido o primeiro pagamento nem saque  do PIS ou FGTS.

Somente aposentados por invalidez tem direito a o adicional de 25% no valor do benefício por cada beneficiário que precisa de assistência.

Se um aposentado voltar a trabalhar ele deve também voltar a contribuir com a previdência social de acordo com a sua categoria de segurado e com a sua faixa salarial. Além disso, ele poderá ter direito a salário família e reabilitação profissional.

Se você está dentro de todos os requisitos não perca tempo e vá solicitar o seu benefício agora mesmo!

Aposentadoria por idade
4 (80%) 2 votes
One Response to “Aposentadoria por idade”
  1. Cristina Rangel

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *