Idade mínima para se aposentar

A idade mínima para se aposentar está para mudar, mas ainda não se sabe exatamente para qual, já que existe uma grande quantidade de especulação sobre a questão.

Aposentadoria

Vamos falar sobre a idade mínima para se aposentar, sobre as possibilidades da reforma da previdência e ainda mais sobre outras questões sobre o tipo de aposentadoria que você pode ter e as vantagens que ele oferece.

Continue lendo para saber saber mais sobre a idade mínima para se aposentar

Qual a idade mínima para se aposentar: é sempre bom se aposentar ?

A aposentadoria é algo esperado por muitas pessoas, especialmente aquelas que têm uma carreira estável, mas que não é exatamente apaixonante. Ainda mais para pessoas que têm trabalhos estressantes ou arriscados, que inclusive podem se aposentar antes.

Atualmente, a idade mínima para se aposentar é de 65 anos para homens e 60 para mulheres, sendo que algumas carreiras como professores, se aposentam antes, junto com outras carreiras que podem afetar negativamente a sua saúde.

Algumas regras

Além disso, existem questões importantíssimas que se relacionam diretamente com a situação, como a quantidade de tempo que você contribuiu com a previdência social e quanto você deu mensalmente.

Sendo assim nas regras atuais, você precisa ter pelo menos 35 anos de contribuição, sendo que nesta situação é aplicado o fator previdenciário, que diminui o valor total da sua aposentadoria quando você se aposenta mais jovem, pois se presume que você vai viver mais tempo. Este cálculo é feito de acordo com a expectativa de vida do brasileiro e pode mudar com o tempo.

Idade mínima para se aposentar

Você ainda consegue se aposentar pela regra 85/95, que garante uma aposentadoria maior, sem o fator previdenciário, se o tempo de serviço e idade somados dão 85 para mulheres e 95 para homens.

Quais são as mudanças que se espera com a reforma da previdência?

Além do fim da regra 85/95, a reforma da previdência traz diversas questões que podem dificultar consideravelmente a vida de quem vai se aposentar no futuro.

Aumentando, por exemplo, a idade mínima para se aposentar para 70 anos, seja para homens ou mulheres, com isso a quantidade de pessoas que vai falecer sem receber aposentadoria pode aumentar consideravelmente, o que, teoricamente, reequilibraria o caixa da previdência pública.

Por outro lado, pensões para militares, policiais e similares, que são consideravelmente mais altas do que outras pensões, sairiam ilesas da reforma, o que pode fazer com que o problema volte a acontecer.

Com essas informações, você terá mais propriedade para entender a reforma da previdência e compreenderá quando é uma boa hora para se aposentar. Em caso de dúvida, procure um advogado previdenciário.

Idade mínima para se aposentar
Avalie esse artigo

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *