Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Aposentadoria por tempo de contribuição

Aposentadoria por tempo de contribuição – Após longos anos de trabalho, todos esperam pelo dia de solicitar a sua aposentadoria e terminar todos os vínculos empregatícios com a empresa na qual trabalha.

Mas para poder ter direito à aposentadoria por tempo de contribuição, é necessário cumprir todos os requisitos exigidos pela Previdência Social.

A aposentadoria por tempo de contribuição pode ser solicitada por todos que tem a quantidade mínima de contribuições necessárias para se aposentar. Com outras palavras, independe da idade do trabalhador, a aposentadoria será dada se todas as contribuições forem comprovadas.
Essa atual aposentadoria chamava-se aposentadoria por tempo de serviço.

Consultar Tempo de contribuição

Não é necessário ir até uma agência da Previdência Social para obter informações sobre a aposentadoria por tempo de contribuição. Essa e outras informações poderão ser encontradas no seu portal online.

Já para realizar a contagem dos anos de contribuições, a melhor maneira é levando as carteiras de trabalho (se possuir mais de uma) para que seja feita uma contagem de registros e comparar com o tempo de contribuição no sistema. Essa é uma contagem manual, que tem como finalidade assegurar o trabalhador que está com todas as assinaturas na carteira.

Em alguns casos a empresa contratante não realiza as contribuições com o INSS, o que acaba sendo impactante na hora de solicitar a aposentadoria. Como não é dever do trabalhador a fiscalizar se de fato está sendo realizada as contribuições, o Estado e a Previdência Social se responsabilizará por todas as consequências sofrida pelo trabalhador. Nesse caso, é possível abrir um processo judicial, caso haja divergências de tempo de contribuição entre a carteira de trabalho e o sistema.

Aposentadoria por tempo de contribuição

A aposentadoria por tempo de contribuição é direito de todos os trabalhadores que estão com a quantidade mínima de contribuições comprovadas em carteira. Há algumas variações na exigência do tempo de contribuições entre homem e mulher, entenda mais:

aposentadoria por tempo de contribuição

Para o trabalhador poder fazer o requerimento da aposentadoria, será necessário comprovar pelo menos 35 anos de contribuições para homens e 30 anos de contribuições para mulheres. Há também algumas profissões que exige menos tempo de contribuições: Professores, trabalhadores rurais e algumas outras profissões exigem apenas 30 anos de contribuições para homens e 25 anos de contribuições para mulheres, sem exigir idade mínima para se aposentar.

Conheça também outros tipos de aposentadorias:

Aposentadoria por idade

Aposentadoria especial

Documentos necessários

Após comprovada a aptidão para poder solicitar a aposentadoria por tempo de contribuição, basta agendar um horário no site da Previdência Social por aqui, e levar os seguintes documentos para o atendimento presencial:

  • Número de Identificação do Trabalhador – NIT (PIS/PASEP ou número de inscrição do contribuinte individual/facultativo/empregado doméstico);
  • Documento de identificação (Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Certidão de Nascimento ou Casamento, entre outros);
  • Cadastro de Pessoa Física – CPF (documento obrigatório);
  • Atestado de residência (conta de água, luz ou telefone).

Simulação de aposentadoria

É possível fazer o cálculo da aposentadoria por tempo de contribuição diretamente do site da Previdência. Esse sistema foi desenvolvido para que o trabalhador tenha uma ideia de quanto tempo em média falta para que esteja apto à solicitar a aposentadoria.

Para fazer essa simulação do cálculo de aposentadoria, basta entrar no site da Previdência Social através deste atalho, em seguida, preencher o primeiro campo com o número do PIS/PASEP, em seguida preencher o segundo campo com as letras e números que aparecem aleatoriamente e clicar em continuar.

Também é possível fazer o cálculo de Renda Mensal através do site da Previdência Social. Basta preencher os campos com as informações indicadas e escolher o tipo de benefício a ser simulado.

Aposentadoria por tempo de contribuição
5 (100%) 1 vote
No Responses to “Aposentadoria por tempo de contribuição”

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *