Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Auxilio acidente

Auxílio acidente – Se você sofreu acidente de trabalho que te impede de comparecer ao trabalho por um determinado período de tempo, você pode pedir um auxílio acidente até se recuperar. Quer saber como? Leia esse artigo e saiba mais sobre este benefício INSS!

O que é auxílio acidente

O auxílio doença é um benefício temporário para as pessoas que sofreram acidente de trabalho e precisam de tempo para recuperação. Esse auxilio é direito das pessoas que são seguradas do INSS. Existem casos em que o auxilio doença pode ser dado também a pessoas que podem desenvolver sequelas permanentes, por causa de algum acidente, e essas sequelas diminuem a sua capacidade motora e intelectual.

O auxílio doença é uma forma de indenização, por isso quem o recebe pode continuar trabalhando normalmente após o período de recuperação. O auxilio acidente é muitas vezes confundido com auxilio doença, uma vez que os dois são solicitados da mesma maneira e tem que ser aprovado após uma perícia médica.

auxilio acidente

Qual a diferença de auxílio acidente e auxílio doença

O auxilio doença e o auxilio acidente são bem parecidos, tanto no benefício, quanto na forma de solicitação, por isso muitas pessoas confundem na hora de solicitar um dos dois.

O auxilio doença é para aquelas pessoas que têm doenças que dificultem o seu trabalho, mas que após um período de tratamento podem voltar ao trabalho normalmente. Não existe um período máximo para dispor do auxilio doença, mas ele só começa a ser pago quando o funcionário fica 15 dias corridos afastado ou 15 dias intercalados em um prazo de 60 dias.

Já o auxílio acidente é destinado a pessoas que sofreram acidente e têm sequelas que vão prejudicar diretamente o desempenho  no seu trabalho. O auxilio acidente pode ser destinado tanto a pessoas que sofreram acidente de trabalho como doenças de ordem ocupacional.

Como fazer a comunicação de acidente de trabalho

Para comunicar um acidente de trabalho você precisa marcar uma perícia médica para que lhe dê um laudo da sua situação e diga se você está ou não apto a receber o auxilio de acidente de trabalho. A solicitação de perícia médica pode ser realizada pela internet no site da previdência social www.previdencia.gov.br clicar na aba de auxilio acidente e depois em agendar perícia médica. Você receberá um email confirmando o dia da sua perícia. Você pode desmarcar a sua perícia em um prazo de até quatro dias antes, mas isso é feito apenas pelo telefone para que você já consiga marcar uma nova data.

Principais requisitos auxílio acidente

Para solicitar o auxílio acidente é necessário ter o tempo mínimo de contribuição ao INSS, também conhecido como tempo de carência. Tem direito a esse auxílio empregos urbanos e rurais e empregados domésticos. Contribuintes individuais do INSS e contribuintes facultativos não têm direito a solicitar ao auxílio.

Para solicitar o auxílio acidente é necessário levar a uma agência do INSS documento de identidade com foto, pode ser carteira de trabalho ou de identidade, e o número do CPF. Além do laudo da perícia médica que confirme o benefício.

Auxilio acidente
5 (100%) 1 vote[s]
One Response to “Auxilio acidente”
  1. claudiomartinsdeoliveira

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *