Calcular Auxílio Doença

Calcular auxílio doença – O auxílio doença é um benefício disponibilizado aos trabalhadores brasileiros, que ajuda a manter o salário quando não podem cumprir as suas funções.

O que é o auxílio doença?

O auxílio doença é um dos muitos benefícios oferecidos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), ele é destinado aos trabalhadores de empresas privadas, ou autônomos.

Em empresas privadas, durante os primeiros 15 dias, o pagamento é realizado pelo empregador, já para os autônomos, o INSS paga durante o tempo inteiro que o trabalhador estiver fora.

calcular auxílio doença, como fazer o calculo

Valor dos benefícios oferecidos

O cálculo de pagamento varia de acordo com a legislação atual, que define o valor a ser pago mensalmente ao beneficiário. Não existe nenhum tipo de mudanças manuais neste cálculo, tudo é feito de acordo com os vínculos de remuneração dos cidadãos da Previdência Social.

O sistema realiza o cálculo imediatamente, segundo a lei da época.

Quem tem direito a receber o auxílio doença?

Para ter direito ao recebimento do auxílio doença, o trabalhador deve ter contribuído com no mínimo 12 parcelas. Ele é oferecido para os trabalhadores que sofrem acidentes e ficam impedidos de exercerem suas funções por ao menos 15 dias.

Ele está disponível para todos os tipos de trabalhadores, desde que eles cumpram os pagamentos ao INSS. Para conseguir o benefício, é necessário passar por um exame pericial, e o valor é pago até o trabalhador recuperar sua condição de trabalho.

Legislação do auxílio doença

O cálculo para o auxílio doença está registrado em uma lei de 1999. Desde a sua criação, existem duas regras para o recebimento, a primeira delas funciona para quem já estava filiado ao INSS antes de 1999, e a segunda para quem se filiou depois deste ano.

Calcular auxílio doença

Saiba todas as informações sobre como calcular auxílio doença aqui!

Cálculo do valor de salário benefício

O salário benefício normalmente é o primeiro cálculo realizado pelo sistema que definirá o pagamento. Existem duas regras para computar o valor a ser recebido, a Regra Geral e a Regra Transitória.

Regra Geral: Só serão considerados os pagamentos ao INSS realizados a partir de 1999. O sistema irá conferir todos os valores pagos, e com isso irá somar os meses que correspondem a 80% dos maiores pagamentos.

Regra Transitória: Nessa regra só serão aceitos os pagamentos realizados a partir de 1994. O sistema funciona da mesma maneira da regra geral, por exemplo: quem contribuiu 200 vezes, terá somado os 160 maiores pagamentos, que correspondem a 80%, e depois o total será dividido por 160.

Cálculo da renda mensal inicial

Após o sistema realizar o primeiro cálculo, ele irá verificar o valor total que será pago aos beneficiários. Cada um dos tipos de auxílio possui um valor diferente.

Auxílio doença acidentário: Este pagamento não pode ultrapassar a media dos pagamentos do último ano. Para isso serão verificados os salários desde 1994.

Auxílio acidente: São 50% do salário de benefício, por exemplo: salário de benefício R$ 1000, e 5 anos de contribuição, 1000 x 0,5 = 500. O valor a ser recebido inicialmente é R$ 500,00.

Aposentadoria por invalidez: Nesse caso é oferecido 100% do salário de benefício.

Mais dúvidas sobre auxílio doença, veja aqui!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *