Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Consultar Benefício INSS

Em 1943, Getúlio Vargas sancionava a Consolidação das Leis Trabalhistas, o que seria até hoje, um de seus maiores feitos enquanto presidente. Com a CLT, os trabalhadores passaram a ter garantido por lei, direitos como férias, uma jornada de trabalho pré-estabelecida e acesso à Previdência Social.

Em média, o brasileiro passa entre 30 a 35 anos contribuindo para ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), seja através do Guia da Previdência Social (GPS), como no caso dos trabalhadores autônomos e liberais, ou diretamente descontado do salário, como no caso dos contratados em regime CLT.

Além de prover aposentadoria aos contribuintes, o INSS também é responsável pela distribuição de inúmeros outros benefícios, como o seguro desemprego e o auxílio doença.

O que é Beneficio INSS

Para ter acesso aos benefício INSS, o contribuinte deve se comprometer a recolher mensalmente uma quantia, que varia de acordo com sua renda e atividade profissional.

Estando em dia com o INSS, fica-se apto a receber qualquer um dos benefícios da Previdência Social.

Diferentemente do que alguns pensam, é possível receber benefício INSS, mesmo não estando aposentado. Para isso, é preciso que o trabalhador se encaixe em algumas das modalidades de benefícios oferecidos pela Previdência Social.

Além da aposentadoria por idade (concedida para homens a partir de 65 anos e mulheres a partir de 60) e da aposentadoria por tempo de contribuição (35 anos para homens e 30 para mulheres), o INSS oferece também a aposentadoria por invalidez, que é concedida para trabalhadores que perderam a capacidade de continuar trabalhando, seja por doença ou acidente de trabalho.

Há também a aposentadoria especial, onde o trabalhador pode solicitar o benefício INSS da aposentadoria com um tempo de contribuição muito menor do que o habitual (que varia entre 30 e 35 anos). Esse benefício é concedido para quem trabalha em condições de trabalho que ameaçam a integridade física, como os profissionais da área da Saúde, que se aposentam em média com 25 anos de contribuição.

O INSS também cobre acidentes de trabalho através do auxílio-acidente. O benefício INSS é concedido para trabalhadores que tiveram sua capacidade de trabalho reduzida (mas não esgotada) em função de um acidente de trabalho. Nesse caso, o trabalhador tem direito a receber o benefício mesmo após retornar ao trabalho. O auxílio-acidente só deixa de ser concedido quando se aposenta.

Além desses, o INSS oferece também o auxílio-doença (para trabalhadores que ficaram mais de 15 dias sem poder trabalhar devido a acidente ou doença), a pensão por morte (concedida à família do segurado) e o salário-maternidade, que é pago à trabalhadora no momento do parto ou quando realiza uma adoção.

Como fazer consulta Beneficio INSS pela internet

É possível realizar uma consulta do benefícios INSS pela internet. Para acessar a ferramenta clique aqui. No site, é só informar o número de seu benefício, a data de nascimento, o nome do beneficiário e o CPF. Após informar os dados solicitados, o sistema irá exibir o andamento de seu pedido de benefício.

Benefício INSS

Agendamento Beneficio INSS

Para quem ainda não foi atendido, é possível agendar o atendimento pela internet ou por telefone. Pela internet, basta utilizar a ferramenta disponível no site da Previdência Social. Para isso clique aqui.

Já por telefone o número é o 135. O atendimento via telefone é de segunda a sábado, de 7 às 22h.

Quem quiser se informar um pouco mais, pode também acessar o site oficial da Previdência ou procurar o posto do CRAS mais próximo.

Consultar Benefício INSS
4.3 (86.67%) 3 votes