Requerimento auxilio doença

Requerimento auxilio doença – Se você precisa pedir o auxílio doença esse artigo vai lhe ensinar como fazer o requerimento do benefício. Confira:

Requerimento auxilio doença

O requerimento auxílio doença deve ser realizado em uma agência do INSS depois que você realizar uma perícia médica. O requerimento para a perícia médica pode ser realizado pela internet, no site da previdência social ou por telefone, é tudo fácil e prático para que você não tenha dores de cabeça para solicitar o seu auxílio doença.

Acesse o site da previdência www.previdencia.org.br , clique em auxílio doença e depois em agendar consulta médica. Depois será necessário informar os seus dados pessoais e selecionar o melhor dia para você realizar o seu exame médico.

No mesmo dia do exame o médico já vai lhe entregar o laudo atestando quantos dias serão necessários para que você se recuperar da doença. Com esse laudo médico, você deve ir a uma agência do INSS para entrar com o pedido de requerimento do auxílio doença, é necessário levar também um documento de identificação com foto, o número do CPF e a carteira de trabalho, além de preencher um formulário disponibilizado na própria agência do INSS.

Requerimento auxilio doença

Quem recebe o auxilio doença

Podem receber auxílio doença funcionários de empresas urbanas e rurais, empregados domésticos e trabalhadores autônomos. Ele é destinado para aquelas pessoas que estão doentes e precisam se afastar temporariamente do trabalho para tratar da doença ou se recuperar. Os funcionários começam a receber o beneficio logo após o 16º dia de afastamento. Os empregados só tem direito de receber se for ficar mais do que 15 dias corridos ou 60 dias alternados afastado.  O valor do auxilio doença varia de acordo com o valor da contribuição ao INSS e do tempo que o empregado é contribuinte.

Saiba mais:

Caso seja necessário se afastar por mais de seis meses o trabalhador perde o direito a férias quando voltar ao trabalho.

Auxílio doença x auxilio acidentário

Além do auxílio doença existe também a opção de requerer auxílio acidentário, que é destinado para quem se acidenta e fica incapaz de exercer a suas funções no trabalho.

Existem algumas semelhanças entre os dois auxílios, porém é necessário saber que eles não são a mesma coisa.

Para solicitar o auxílio acidente também necessário um laudo médico, porém para o auxílio acidente é necessário que o médico ateste a incapacidade do trabalhador de exercer a sua atividade profissional, enquanto para o auxílio doença o laudo médico deve atestar a necessidade de afastamento para realizar um tratamento de saúde temporário.

Requerimento auxilio acidentário

O auxilio para acidente deve ser solicitado na agência do INSS após a realização da perícia médica. É necessário levar documento pessoais, como a carteira de trabalho, carteira de identidade e o CPF. Você receberá um formulário para ser preenchido e entregue junto com o restante da documentação. Depois é só esperar o prazo informado e consultar sua conta na caixa econômica federal para saber se o benefício já está sendo pago.

 

No Responses to “Requerimento auxilio doença”

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *