Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Requerimento benefícios INSS pela internet – Passo a passo

O INSS ou Instituto Nacional do Seguro Social é uma autarquia vinculada ao Ministério da Economia que garante proteção aos cidadãos por meio do reconhecimento de direitos, ele é responsável pelo pagamento da aposentadoria e demais benefícios aos trabalhadores brasileiros, com exceção de servidores públicos. Para se ter acesso a todos os benefícios que a instituição oferece é necessário que o trabalhador contribua mensalmente com os valores determinados.

Muitas pessoas tem dúvidas sobre o assunto, uma dessas dúvidas é: como fazer requerimento benefícios INSS pela internet?

Para esclarecer essa e outras dúvidas preparamos esse artigo com diversas informações relevantes, para que, ao final da leitura todas essas questões sejam devidamente esclarecidas.

É importante salientar que para realizar o requerimento benefício INSS pela internet o trabalhador deve acessar o site oficial pelo Smartphone ou baixar o aplicativo, visto que, várias pessoas estão notificando que não conseguem realizar nenhum procedimento acessando o site pelo computador.

Continue a leitura para saber muito mais.

Você pode gostar de ler também:

Como fazer o cadastro no INSS?

Então, antes de saber como fazer o requerimento de benefícios INSS pela internet é importante fazer o seu cadastro no “Meu INSS” para ter acesso a todas as funcionalidades e serviços disponibilizados pelo portal.

É muito simples! Para isso, siga o passo a passo:

  1. Baixe o aplicativo “Meu INSS” nas lojas Google Play e Apple Store ou acesse o site clicando AQUI (lembrando que é recomendado que o acesso seja por Smartphone);
  2. Clique em “Entrar”, localizado no canto direito superior da página e depois em “Login”;
  3. Abrirá uma janela pedindo CPF e Senha, caso já tenha o cadastro entre com os seus dados. Se não tiver cadastro, clique em “Primeiro Acesso”;
  4. Agora, clique em “Cadastre-se”;
  5. Agora, será solicitado seus dados pessoais. Informe-os corretamente e cliquem em “Próximo”;
  6. Podem ser pedidas informações sobre datas e dados sobre seu último emprego de carteira assinada e de possíveis benefícios. Se for esse o caso, marque as opções corretas e clique em “Próxima”;
  7. Depois disso, será gerada uma senha inicial para que você possa acessar o portal. Anote o código de acesso e clique em “Meu INSS“ e acesse o portal informando o CPF e a senha inicial;
  8. Agora você deve alterar essa senha para cadastrar uma nova, pessoal;
  9. Por fim, Abrirá uma tela pedindo autorização de acesso ao seu CPFNIT e Nome Completo. Clique em “Autorizo“.

Muito simples, não é? Seguindo esse passo a passo você fará o seu cadastro sem nenhuma dificuldade.

Observação: o aplicativo está disponível para os dois principais sistemas operacionais, Android e IOS.

Requerimento benefícios INSS pela internet

Quais serviços o Meu INSS oferece?

O Portal Meu INSS, criado pela Datapreve oferece diversas funções para os seus usuários, confira o que você pode fazer diretamente do seu Smartphone:

  • Extratos do INSS;
  • Resultado de perícia médica;
  • Agendamentos;
  • Aposentadoria por idade;
  • Salário maternidade;
  • Carta de concessão;
  • Imposto de renda (IR);
  • Simulação de tempo de contribuição;
  • Entre outros.

Muito bom, não é? Essa medida tem por objetivo tornar processos, antes demorados e desconfortáveis, práticos e rápidos, tudo feito no conforto da sua casa, sem a necessidade de encarar filas absurdas.

Observação: os documentos necessários para a solicitação de um benefício varia de acordo com a modalidade do mesmo. Porém, os documentos básicos exigidos de forma geral são:

  • RG e CPF;
  • Número do NIS/PIS/PASEP;
  • CTPS;
  • Informações sobre a empresa em que prestou ou presta serviços;

Os outros documentos são específicos de cada modalidade.

Requerimento benefícios INSS pela internet – Passo a passo

Como foi mencionado acima, realizar o requerimento de benefícios INSS pela internet varia de acordo com o benefício pretendido.

Você já sabe como realizar o cadastro no portal e acessar os serviços disponibilizados.

Agora, você deve selecionar a opção deseja e seguir as instruções do portal, informando os dados solicitados corretamente.

Para exemplificar, vamos ensinar como marcar uma perícia do INSS, visto que muitos benefícios só são disponibilizados após exames que comprovem determinada situação. Se você deseja se aposentar por invalidez, ou solicitar o auxílio doença, por exemplo, siga o passo a passo abaixo:

  1. Acesse o portal pelo aplicativo ou site oficial;
  2. Clique em “Agende sua perícia”;
  3. Clique em “Agendar Novo” para primeiro pedido ou em “Agendar Prorrogação” para prorrogar o benefício;
  4. Selecione a agência da Previdência Social para a realização do exame médico pericial e entrega de documentação;
  5. Informe os dados para formalizar o requerimento;
  6. Acompanhe o andamento pelo Meu INSS, na opção “Resultado de Requerimento/Benefício por Incapacidade”.

Outro serviço bastante solicitado no portal é o “Extrato Previdenciário (CNIS)”, portanto, vamos ensinar você como acessar esse serviço também.

Como tirar o Extrato Previdenciário (CNIS)?

Da mesma forma, acesse o portal informando o seu login e senha. Na página inicial do aplicativo ou site aparecerá as opções de serviços disponibilizados pela instituição de forma online. Nesse caso, selecione a opção “Extrato Previdenciário (CNIS)“, Agora é só consultar os vínculos empregatícios, os salários e outras informações da vida profissional, gerar o extrato CNIS em PDF e imprimir.

Muito simples, não é?

Esse artigo foi útil? Compartilhe com os seus amigos.

Ficou com dúvidas sobre como fazer o requerimento de benefícios INSS pela internet? Deixe nos comentários.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *