Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Tabela INSS 2019 para empregado, empregado doméstico e trabalhador avulso

Tabela INSS 2019 – A previdência social todos os anos realiza uma atualização na tabela INSS 2019. Isso é fundamental, pois é através dela que é possível obter todos os cálculos relativos à contribuição tanto mensal quanto anual do trabalhador.

Todos os meses o salário do trabalhador vem descontado certo valor que é possível saber exatamente quanto é através do holerite. É através da tabela INSS 2019 do ano que se encontra em vigor que esse valor é gerado.

Por que esse valor precisa ser recolhido? Para ter direito a usufruir dos benefícios que a previdência social oferece como aposentadoria, auxílio doença e seguro desemprego, por exemplo.

Como o valor da contribuição varia de acordo com o salário do trabalhador a tabela INSS 2019 é utilizada para saber o quanto que será descontado.

Leia também:

INSS 2019:

INSS é a sigla para Instituto Nacional de Seguridade Social. Este é um órgão pertencente ao Governo Federal que tem por responsabilidade fazer o pagamento das aposentadorias e demais benefícios que os trabalhadores contribuintes da previdência social possuem.

Entre os benefícios que são concedidos aos contribuintes podemos destacar o salário família, pensão por morte, auxílio-acidente, 13º salário, aposentadoria por tempo de contribuição, auxílio doença e salário maternidade.

O valor da contribuição mensal leva em consideração o salário de contribuição do trabalhador. Por esse motivo ele é alterado todos os anos já que é feita uma atualização anualmente do mesmo.

Tabela INSS 2019

Para quem é a tabela INSS 2019?

Todos os anos é feita a divulgação da tabela INSS 2019 devidamente atualizada. Através dela os trabalhadores ficam sabendo qual o valor que deve ser pago para contribuir com a previdência social e assim ter direito aos benefícios como aposentadoria e auxílio-doença, por exemplo.

Além de conter informações dos valores que o trabalhador terá de contribuir essa tabela também orienta e protege os trabalhadores. Afinal, não são todos que conseguem entender as informações que constam no contra-cheque.

Além do mais ela facilita o entendimento de como é feito o cálculo da contribuição. Quem possui uma remuneração melhor contribui com um valor mais alto para a previdência social.

A vantagem é que quanto mais alto o valor da contribuição maior será o benefício que irá receber ao se aposentar.

Mas como ter acesso a essa tabela e calcular? O INSS divulga a mesma nos Correios, casas lotéricas, bancos, órgãos do Governo e correspondentes bancários.

Para acessar pela internet somente é preciso acessar a página do Ministério do Trabalho ou o portal da previdência.

Tabela INSS 2019 para empregado, empregado doméstico e trabalhador avulso:

De acordo com a tabela INSS 2019 o empregado, empregado doméstico e trabalhador avulso devem contribuir para a previdência social determinado percentual. Ele varia de acordo com o salário de contribuição que o trabalhador possui.

Sendo assim, temos a seguinte tabela:

Tabela INSS 2019

Tabela INSS 2019 para contribuinte individual e facultativo:

Para quem não trabalha com carteira assinada também pode contribuir com a previdência social. Nesse caso, é preciso verificar se seu perfil se enquadra como contribuinte individual ou facultativo.

O contribuinte individual é aquele que trabalha por conta própria ou que presta serviço eventualmente para as empresas sem que haja vínculo empregatício oficial. Sendo assim se enquadram nessa categoria os pintores, vendedores ambulantes, diaristas, motoristas de táxi, eletricistas entre outros.

Já o segurado facultativo é aquela pessoa que possui mais de 16 anos e que não possui renda própria, mas que mesmo assim deseja contribuir com a previdência social.

De acordo com a tabela INSS 2019 a contribuição para o segurado facultativo e o contribuinte individual deve ser a seguinte:

Tabela INSS 2019

Exemplo de cálculo das alíquotas da tabela INSS 2019:

Como que é feito o cálculo das alíquotas utilizando a tabela INSS 2019? Essa é uma dúvida que muitos trabalhadores possuem e que vamos explicar. Em primeiro lugar é preciso levar em consideração o salário de contribuição, pois a alíquota varia de acordo com o mesmo.

Sabendo o valor do salário do trabalhador somente é preciso verificar a porcentagem que ele deve contribuir. É feita uma multiplicação direta entre esses valores para se chegar a quantia a ser arrecadada.

Suponhamos que o trabalhador recebe de salário R$ 1693,72. Nesse caso a alíquota é de 8% que ao ser multiplicado pelo salário dará o valor que o trabalhador deve contribuir que é de R$ 135, 49.

Calendário de pagamento do INSS 2019:

O calendário de pagamento do INSS 2019 ainda não foi divulgado. Entretanto, o de 2018 pode ser acessado e através dele ter uma noção de quando será feito o pagamento.

Nesse calendário as informações estão separadas entre quem recebe benefício no valor de até um salário mínimo e quem ultrapassa essa quantia.
Os pagamentos levam em conta o último dígito do cartão e seu início ocorre por volta do dia 20 e se estende até o dia 10. Mas isso depende do mês e por isso é tão importante ficar atento ao calendário.

Ficou com dúvidas sobre tabela INSS 2019? Deixe nos comentários.

Tabela INSS 2019 para empregado, empregado doméstico e trabalhador avulso
Avalie esse artigo
No Responses to “Tabela INSS 2019 para empregado, empregado doméstico e trabalhador avulso”

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *